INFORMATIVO N° 172

Novas Súmulas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Em: Direito Público

 

 

Este informativo tem como caráter abordar as novas Súmulas do TCE/SP nº 31, 32, 33 e 34 que trata sobre o Sistema de Registro de Preços em procedimentos licitatórios.

 

 

O presente informativo tem o objetivo de demonstrar as novas Súmulas sobre o Sistema de Registro de Preço nas licitações praticadas pelos entes da Administração Pública jurisdicionados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

 

 

A Corte de Contas emitiu em 19/12/2016 a Resolução nº 10/2016 que cancela e acrescenta Súmulas sobre entendimentos jurisprudenciais firmados e determina a criação de Comissão Permanente de Análise de Jurisprudências que fará sugestões de mudanças e inclusão de novos enunciados.

 

 

Nesse sentido, foi uniformizado o entendimento sobre a adoção do Sistema de Registro de Preços em procedimentos licitatórios, sendo acrescentada a súmula nº 31 que veda a utilização do SRP em contratos de serviços contínuos.

 

 

Um exemplo desse entendimento seria a jurisprudência que julgou irregular a licitação e o contrato de prestação de serviços de copeiro e cozinheiro firmado pela Unicamp, sendo que os serviços compreendidos não possuíam caráter eventual, conforme o artigo 15 da Lei Federal nº 8.666/93 e do Decreto nº 3.931/01[i].

 

 

Inclusive, outra previsão no enunciado da Súmula nº 32 do TCE/SP é a vedação do SRP para contratação de obras e serviços de engenharia, somente teria a possibilidade em pequenos reparos, nesse sentido a adoção de Ata de Registro de Preços será para serviços que não demandem qualquer tipo de alta complexidade.

 

 

Outro sumulado nº 33 que trata do SRP seria a vedação de utilização de adesão (“carona”) pelos órgãos ou entes da Administração Pública, sendo possibilitados os casos previstos na Lei Federal com esse fim.

 

 

Ainda sobre o SRP, a prática de prorrogação da referente Ata é por diversas vezes debatido no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, seguindo esse tema a súmula nº 34 determina que a validade da Ata e as suas prorrogações não exceda o limite de 01 (um) ano.

 

 

Assim, fica o alerta aos Gestores Públicos e Ordenadores de Despesas para as previsões nos enunciados sumulados pela Corte de Contas sobre a adoção do Sistema de Registro de Preços utilizados em procedimentos licitatórios, sendo que a não observância desses novos entendimentos acarretaria na paralisação de editais e julgamento irregular pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

 


[i]  TC-2216/003/09, Conselheiro Relator Dimas Eduardo Ramalho, publicado no D.O.E 26/04/2014.

 

 

 

 

Por:
Swiss watches online shop with various uk high end fake omega. Fast shipping. Quality guarantee.

Swiss movement replica rolex submariner at affordable prices can be find from this website.

EWERTON PEREIRA RODRIGUES

MARCOS ANTONIO GABAN MONTEIRO

 


icone tag

Compartilhe!

Indicar esta publicação