INFORMATIVO N° 161

Decisão do STF pela proibição do uso e comercialização do amianto

Em: Direito Público

Assunto: decisão do STF no julgamento da ADI 4066 que pedia a inconstitucionalidade de dispositivo da Lei Federal n° 9.055/95 que autorizava o uso do amianto tipo crisotila.

 

 

O Supremo Tribunal Federal decidiu recentemente na ADI nº 4066 pela inconstitucionalidade do art. 2° da lei federal n° 9.055/95 que disciplinava o uso do amianto na variedade crisotila e dos produtos que o contenham.

 

O presente informativo tem como finalidade dar conhecimento sobre importante decisão do Supremo Tribunal Federal, na ADI 4066, que em apertada maioria decidiu pela inconstitucionalidade do artigo 2° da Lei Federal n°9.055/95 que permitia o uso do amianto do tipo crisotila. Frisa-se, porém que não foi atingido o quórum exigido pelo art. 97 da Constituição Federal para que a inconstitucionalidade fosse de fato declarada, destituindo o julgamento de eficácia vinculante própria das ADI’s.

 

A Decisão foi dividida, com cinco votos pela inconstitucionalidade e quatro pela constitucionalidade do dispositivo. De acordo com o Min. Celso de Melo, que acompanhou o voto da Relatora Min. Rosa Weber, é uma questão de proteção à saúde humana, ao meio ambiente, ao trabalho e a qualidade de vida digna, já que o produto está comprovadamente relacionado a diversos tipos de câncer.

 

Ainda, o ministro alerta que o projeto de lei originário à referida norma determinava a substituição progressiva da produção e produtos que continham amianto, além de proibir a extração e produção do amianto em todo o país. Porém, durante a tramitação do projeto, a proposta foi alterada, permitindo, assim, a continuidade da extração e uso da variedade crisotila.

 

A ministra presidente do STF, Carmen Lucia, em seu voto também pela inconstitucionalidade da regra contida no artigo 2° da mencionada Lei Federal, entende que nesses casos o princípio da precaução deve prevalecer para que, em caso de ameaça ao equilíbrio ambiental, a causa seja neutralizada.

 

Por fim, após julgada a supramenciona Ação Direta de Inconstitucionalidade, o Supremo decidiu a ADI 3937, declarando constitucional a Lei do Estado de São Paulo que proíbe o uso de produtos ou materiais que contenham qualquer tipo de amianto no território nacional, também nesta ADI, declararam incidentalmente a inconstitucionalidade do art. 2° da Lei Federal n° 9.055/95.

 

Portanto, ao menos no estado de São Paulo, não é mais permitida a comercialização de produtos que contenham qualquer tipo de amianto em sua composição. Ademais, a decisão abre precedente para que outros estados possam instituir a mesma regra, tendo em vista ter sido declarada a inconstitucionalidade do dispositivo da Lei Federal que antes autorizava o uso e industrialização da variedade crisotila de amianto.

 

Por:

MARCELLA LACRETA LEONE MOREIRA

MARCOS ANTONIO GABAN MONTEIRO
Buy hot-selling uk top quality replica watches uk from online store. Fast shipping. Money back guaranty.

Where can you buy Swiss made cartier replica watches uk? Swiss fake online store can be a good choice.

 

 


icone tag

Compartilhe!

Indicar esta publicação