INFORMATIVO N°198

Propostas do Novo Pacto Federativo

Em: Direito Público

 

Assunto: Novo Pacto Federativo que visa reestruturar finanças de Estados e Municípios

 

A proposta do Pacto Federativo, em trâmite no Congresso Nacional, tem a finalidade de reestruturar a forma de distribuição de recurso entre a União, Estados e Municípios. 

 

 

No cenário atual, existe um regramento de Pacto Federativo definido pela Constituição de 1988, o qual determina a destinação da arrecadação dos tributos, bem como, sobre a competência da prestação e manutenção dos serviços públicos destinados aos munícipes.

 

 

 

Ocorre que, a maneira pela qual os recursos vêm sendo distribuídos, destina à União a maior parte deles e, por este motivo, demanda-se uma nova forma de repartição, para que os serviços prestados por Estados e Municípios cheguem à população.

 

 

 

Então, com a intenção de promover um equilíbrio, foi proposto o Novo Pacto Federativo, que é uma proposta de emenda constitucional que tramita no Congresso Nacional, pautada na ideia de adequar a distribuição dos recursos provindos das arrecadações, buscando uma forma que melhor atenda aos Municípios, Estados, Distrito Federal e União.

 

 

 

Dentre as principais propostas trazidas no bojo deste Pacto, esta um conjunto de medidas que determinam que o Governo Federal deve repartir receitas novas, algumas oriundas da exploração de petróleo, bem como a ampliação, por mais quatro anos, do prazo para que Estados e Municípios paguem as dívidas de precatórios.

 

 

 

Outra proposta deste Pacto é a securitização de dívida, que é a permissão para que os entes federados vendam recebíveis a instituições financeiras privadas por um preço menor, e também a viabilização de concessão de empréstimos a Estados e Municípios endividados, com a finalidade de gerar maior receita a eles.

 

 

 

Além disso, outras propositas importantes são as alterações relacionadas à Lei Kandir, que reduziu a arrecadação dos Estados ao prever casos de isenção de ICMS em relação a alguns itens de exportação. Uma das mudanças referentes a esta Lei é a previsão de ressarcimento da União aos Estados exportadores pelas perdas das isenções do ICMS para o exterior.

 

 

 

Por fim, indicamos que também existe neste Pacto a discussão sobre alterações de regras tributárias, com a finalidade de simplificar o sistema tributário brasileiro, bem como a proposta de absorção de cidades com menos de 5 mil habitantes pelo município mais próximo.

 

 

 

Vale lembrar que todas as alterações aqui relacionadas estão em discussão e análise do Congresso Nacional, a fim de melhor adequação e melhorias para Estados, Distrito Federal, Municípios e União.

 

 

Por:

BRUNA DE ALENCAR ROCHA

MARCOS ANTONIO GABAN MONTEIRO

 
Here, you can obtain the top cheap panerai replica watches with high quality.

With Swiss movements, perfect uk breitling fake watches are worth having online!

 

 

 

 


icone tag

Compartilhe!

Indicar esta publicação